Casa do Vinho

Espumante Vivaia Branco Brut 750 ml

Volume Alcoólico: 7%
Cidade produtora: São Joaquim
Classificação: Espumante
Uva: Cabernet Sauvignon,Chardonnay,Merlot
Vinícola: Vinícola Pericó
Categoria: Vinhos

As uvas foram selecionadas no próprio vinhedo e colhidas a mão e acondicionadas em caixas plásticas. A quantidade máxima de uva por caixa foi de 18 kg. As caixas com as uvas foram colocadas em um caminhãso refrigerado e a tmeperatura foi mantida em 8°C até a chegada à vinícola. As uvas quando chegaramà Vinícola foram colocadas na câmara fria a 5°C onde permaneceram 17 horas. Posteriormente foram desengaçadas e as bagas selecionadas manualmente e colocadas ligeiramente esmagadas dentro da prensa pneumática que estava saturada de CO2. Ficou macerando 45 minutos e foram então prensadas e o mosto obtido clarificado naturalmente pelo frio. Depois de 27 horas, as borras foram separadas e foi adicionado o SO2 e posteriormente inoculado a Levedura selecionada. A temperatuda de fermentação oscilou entre 11 e 12°C. A fermnetação durou 19 dias. O vinho posteriormente ficou em contato com as borras finas por 86 dias.

ELABORAÇÃO: Refermentação em autoclaves com temperatura controlada em 12°C. A maturação ocorreu na permanência do espumante por 9 meses sobre as leveduras o que lhe conferiu cremosidade e fineza.

ANÁLISE ORGANOLÉPTICA:

VISUAL: Rosa salmão claro.

PERLAGE: Fino, abundante e persistente.

OLFATO: Aroma fino e delicado com notas de frutas vermelhas como amora, morango e goiaba e florais lembrando rosas.

BOCA: Ótima acidez, equilibrado, equilibrado, boa cremosidade, persistente e com retro-olfato agradável e frutado.

HARMONIZAÇÃO:

Aperitivos, coquetéis, antepastos, salmão, peixes, lagosta, camarão e crustáceos, culinária oriental, carnes brancas, massas, risotos, feijoada, queijos e especialmente comida vegetariana. Com maçãs é um requinte.